Como montar o roteiro para a minha viagem? | Dicas de Viagem #04

O roteiro é a primeira parte e mais importante da viagem, nele você vai se programar para que a viagem dê certo. Mesmo que você acabe não seguindo o roteiro e faça outro depois ou mude de ideia, é importante ter um primeiro roteiro, um ponto de partida e a onde se quer chegar... Nunca vá sem ter um objetivo e um roteiro porque você acaba indo para qualquer lugar e qualquer lugar é onde você já está. Você não quer qualquer lugar, você quer escolher os melhores lugares e ter a melhor viagem, por isso, se programe e faça acontecer, porque o sucesso da sua viagem depende somente de você. Na montagem do roteiro deve-se prestar atenção e ficar atendo a alguns detalhes:



  • Destino

- Qual país eu quero conhecer?
-  Qual os módos de chegar nessa viagem? tem como pegar carona? somente de avião?


  • Interesse na Viagem

- O que eu quero conhecer nesse país?
- Porque eu realmnte estou indo até lá?


  •  Orçamento

- Quanto eu posso gastar?
- Quanto eu estou levando?
- Vou gastar todo o dinheiro que eu estou levando?


  • Prioridades

- Quais as minhas prioridades nessa viagem, conhecer os lugares? conhecer a culinaria do lugar? Se minha grana ficar curta por algum imprevisto, o que é a minha prioridade aqui?


  • Tempo

- Em quanto tempo eu quero fazer essa viagem?
- O tempo que eu tenho para a viagem, bate com o meu orçamento?
- Caso ocorra algum imprevisto, qual o tempo minimo que eu quero ficar nos países?

Com o Destino definido, procure saber como você quer chegar nele, de carona, de carro, de avião, apé, de bicicleta... Enfim. Encontrou o lugar ideal, já viu como vai chegar lá? Agora liste as coisas que você quer fazer lá, coloque no papel seus objetivos nesse país, pode ser profissional, somente para a viagem, de repente você quer ir em um país muito frio somente conhecer a neve ou esquiar, coloque isso no papel também.

 Depois disso você vai ver quanto ao todo você tem para gastar. Caso seja uma viagem mais para conhecer pessoas, conhecer lugares novos e gastar pouco, seus objetivos vão depender mais de você do que de dinheiro, logo isso não estra no seu orçamento. Definido tudo isso, veja quais são as prioridades que você tem nessa viagem. "Será que eu preciso realmente esquiar?" "eu quero mesmo gastar dinheiro para conhecer a neve?" "vale a pena pegar um ônibus direto ou eu dou prioridade por ir de carona?" Coloque isso tudo no papel também para que você saiba o que você pode desistir de fazer ou onde você pode desistir de ir, caso ocorra algum problema, nessa hora você vai montar seu plano A,B,C,D... E vai deixar tudo pronto. Por ultimo você vai decidir em quanto tempo você quer fazer essa viagem, essa parte e a parte do orçamento agora se ligam.

 Você vai ver se o seu orçamento bate com o tempo de viagem que você tem. Ex: você tem um orçamento de 2mil reais, você vai fazer uma média de gastos por país, pega esse valor, divide pelo numero de dias que você quer ficar (aqui entra o tempo de viagem que você ja definiu) e você vai ver quanto você consegue gastar por dia. soma tudo e ve quanto tempo você consegue ficar na estrada. Se você fizer os cálculos de acordo com a sua média de gastos por dia, é melhor para controlar, porque ai você se programa para gastar exatamente um tanto por dia, com isso você consegue ter uma média muito boa de gastos e ter uma precisão maior na hora de planejar.

 Lembre-se que tudo está envolvido... Quanto menor o tempo, menos dinheiro você vai gastar, logo serão menos prioridades e poucas coisas de interesse, se você fizer com pouco dinheiro e muito tempo, vai ter q deixar as prioridades de lado. Então pense bem na hora da montagem e faça com cuidado para não ter surpresas no meio do caminho.

Segue o exemplo de um roteiro que eu montei para minha viagem, pelo menos o começo dela.

Eu não coloquei coisas como prioridades e interesses na viagem, porque o meu interesse é na viagem e minha prioridade é chegar nos lugares, não tem erro... É bom você anotar tudo a mão ou no PC, para que você veja o roteiro sendo formado e entenda o caminho que você quer fazer, e entenda toda a viagem

Gostou das dicas? tem mais alguma coisa que você acha importante na montagem do roteiro? deixa nos comentários para galera saber.

0 Comentários